30 setembro 2006

Nem tudo é perfeito

Por mais que me esforce, não consigo gostar da Margarida Rebelo Pinto. Aquele pseudo-intelectualismo entre linhas atrofia-me os neurónios.
Não consigo conceber o espaço (tão caro hoje em dia nas folhas dos jornais) e a importância que lhe dão... talvez ainda não tenha visto o génio escondido que nela existe.
É que estava a ler o "SOL", e só o facto da foto dela estar numa das páginas, fez-me fechar o jornal e abrir a revista. "Tabu"! Belo nome para uma revista de um jornal (na minha opinião com toda a credibilidade), num país ainda ultra conservador...

Isto hoje está bonito! A minha veia crítica está ao rubro...

Muralha da China - Agora no Ocidente


Pois é! O governo norte-americano não pára de surpreender...
A última foi a aprovação da construção de um muro com cerca de 1100 quilómetros, que separará o território mexicano dos estados fronteiriços do sul dos EUA. Só falta a assinatura de Bush.
Agora a pergunta: Como é que um gigante da promoção da democracia, da liberdade, dos direitos humanos aprova um muro que separa dois paises?
Faz-me lembrar o muro de Berlim... a separação do desenvolvimento e do que ainda não está desenvolvido. Separação de povos (o que eu chamo de xenofobia), separação de valores, separação de sonhos. Acima de tudo, separação de objectivos de vida. De risos, de solidariedade. E aqui, o México bate aos pontos os senhores do poder de um dos países mais hipócritas do mundo. "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço".
Resumindo, daqui a nada teremos o "rei" do mundo enclausurado entre quatro muros, a olhar para o seu próprio umbigo, e a continuar a dar-me vómitos, náuseas e aqueles sintomas todos que dispensamos para viver como deve ser.
Que vergonha!

20 setembro 2006

Mais vale tarde que nunca

"Tenho, de há anos, a sensação de que [os jornais] vêm ficando cada vez mais parecidos uns com os outros: nos temas em que apostam, no grafismo com que se "refrescam", nos colunistas que fazem rodar entre si, no género de títulos, nas primeiras páginas até".

Joaquim Fidalgo, PÚBLICO, 20-9-2006

19 setembro 2006

Para antagonizar a imagem do post nos "Marretas"

Na semana em que Manuel Alegre afasta candidatura a secretário-geral do PS

Canção com Lágrimas e Sol
Para Adriano Correia de Oliveira

Eu canto para ti um mês de giestas
Um mês de morte e crescimento ó meu amigo
Como um cristal partindo-se plangente
No fundo da memória perturbada

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
E um coração poisado sobre a tua ausência
Eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
Em que os mortos amados batem à porta do poema

Porque tu me disseste quem em dera em Lisboa
Quem me dera em Maio depois morreste
Com Lisboa tão longe ó meu irmão tão breve
Que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
Teu nome escrito com ternura sobre as águas
E o teu retrato em cada rua onde não passas
Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio

Porque tu me disseste quem me dera em Maio
Porque te vi morrer eu canto para ti
Lisboa e o sol Lisboa com lágrimas
Lisboa a tua espera ó meu irmão tão breve
Eu canto para ti Lisboa à tua espera...

Manuel Alegre"Praça da Canção", 1965

10 setembro 2006

É mesmo tarlão

"Durão Barroso quer aumentar cooperação UE-EUA na luta contra o terrorismo
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, expressou hoje, na véspera do quinto aniversário do 11 de Setembro de 2001, que a União Europeia continua empenhada em aumentar a cooperação com os Estados Unidos da América na luta contra o terrorismo."

in Público (on-line) ;), 10-09-2006

Porque não pede ele a nacionalidade norte-americana de uma vez? Muda-se para lá, tem uma relação muito íntima com o Mr. G. W. Bush, deixa a UE em paz, mata os terroristas todos, prende os maus, é presidente do júri para a miss USA (porque o que todas querem é que haja paz no mundo!), erradica a fome do mundo com Kalashnikovs, elimina a droga com Uzis e torna os portugueses os seres mais felizes do mundo!

05 setembro 2006

La Palisse, na boca de um ser de 2000

Ontem, ou hoje, conforme a perspectiva (era 01h da manhã), no Adamastor, um puto, o Francisco, de 6 anos, que não dizia os "R", demosnstrou a sabedoria que emanava do seu interior com a seguinte exclamação:

"Eu já sei uma coisa: Dois mais dois são quat-o!" (que traduzido significa: "Eu já sei uma coisa: dois mais dois são quatro!")

Obrigada Francisco, nunca pensei que fosse ouvir essa frase dita de forma tão séria.

04 setembro 2006

30 anos a bombar


Não literalmente, como é óbvio. O que é pena. Isso seria a maior utilidade da festa, com beneficio social e contas pagas.

Setembro começa como sempre. Com festa rija no primeiro FDS (fim-de-semana para os mais esquisitos). Dizem que "não há festa como esta". Pois, parece-me que não. Perante certas peculiaridades, factos e artefactos, não há muito que objectivar.
Carvalhesa... igualzinha ao que sempre foi! Muitas e várias vezes ao dia...
Moscatel... bom e fresquinho como sempre. De Setúbal!
Calor... muito bom, para podermos usar as garrafas de litro e meio com furinhos na tampa, e fazermos daquilo chuveiro, sem contudo tomar banho!
Comício... discurso bem feito e decorado... desde a primeira edição. "Palestina vencerá! Cuba vencerá! China vencerá"; "PCP"; "JCP - Juventude do PC" (a sério?!)
Discórdias... entre um elemento do sexo feminino ferrenho da JCP e vários elementos do sexo masculino com bandeirolas comunistas. Depois da moça ter derramado algumas lágrimas, vislumbrava-se uma longa e calorosa amizade entre os elementos.
Suor e lágrimas... à parte as lágrimas, suor não falatava!
E onde andará o ex-líder? Oferece-se recompensa a quem lhe puser o olho em cima...






E pronto, para o ano há mais... "Palestina vencerá", "Cuba vencerá", "China vencerá"!

Free Counter
Free Counter