20 outubro 2006

Desmistificação



"Sessenta e cinco por cento dos doentes tratados com "cannabis" sentem uma redução da dor, de acordo com um programa piloto de utilização terapêutica deste produto natural, anunciou hoje o governo da região espanhola da Catalunha. (...) A "cannabis" "pode ser uma alternativa para doentes graves com doenças crónicas de longa evolução, muito medicamentados, com má resposta aos tratamentos habituais e com uma reduzida qualidade de vida", admite o governo da Catalunha."

in Público Online de 20.10.2006

O modo como se encaram as denominadas drogas leves é bastante distinto nos grandes meios e nas zonas mais rurais. Enquanto nas últimas, a cannabis é vista como uma iniciação no mundo da droga, cujo o fim só será um, a toxicodependência, no meio urbano sabe-se perfeitamente que uma coisa não tem que levar à outra.

Consigo compreender perfeitamente cada uma destas mentalidades. Mas também acho necessário desmistificar o uso de cannabis como sendo uma coisa infinitamente má.

Até ouso dizer que grande parte das pessoas que consome cannabis, não consome mais nenhum tipo de qualquer outra intitulada droga.

Pretendo, contudo, indicar literatura para os mais cépticos:

"O pão dos deuses" - em busca da árvore do conhecimento original. De Terance McKenna

"O rei vai nu" - O cânhamo e a conspiração contra a marijuana (com um extra da cannabis em Portugal). De Jack Herer

A mentalidade gerada em torno da cannabis ainda não é a mais acertiva. Desconhecem-se ainda muitos benefícios da cannabis. E esta experiência que o governo espanhol fez, diz muita coisa.

Antes de julgar, há que saber o que se julga!

Free Counter
Free Counter